terça-feira, 17 de junho de 2008

Dicas para o inverno que está começando...


Apesar das temperaturas baixíssimas que já estamos enfrentando (essa madrugada registrou -2°C em Curitiba), o inverno propriamente dito inicia somente no dia 21 deste mês. Então, aqui vão algumas dicas para começar (e terminar!) bem esse inverno de 2008!


# Com o frio, fica difícil querer sair debaixo da água quentinha do chuveiro, mas faça um esforço, pois ela desidrata muito a pele. Tente não usar água muito quente e tome banhos rápidos.

# Prefira os sabonetes glicerinados ou até mesmo os infantis, que são mais neutros. Os sabonetes líquidos também são uma boa opção, pois têm o pH mais neutro.

# Buchas e esfoliações devem ser aposentadas até o verão porque retiram a camada natural de proteção da pele.E se você está com pressa (ou com preguiça, ou com muito frio...)e não vai conseguir passar o hidratante, uma alternativa é usar óleo de banho.

# Nas áreas mais ressecadas, como cotovelos, joelhos e pés, aplique camadas mais generosas de hidratante.

# Existem elementos nas fórmulas dos hidratantes, como uréia, ácido glicólico, lactato de amônio ou gluconolactona, que são uma ótima pedida para uma boa hidratação. Portanto, fique de olho nos rótulos.

# Na hora de escolher a roupa, prefira tecidos mais naturais. Se for usar lã, coloque uma peça de algodão por baixo, já que a lã e os tecidos sintéticos arrancam a camada natural de proteção da pele e modificam o pH. O resultado? Mais ressecamento.

# O sol pode não estar forte o suficiente para bronzear, mas a pele não está imune aos danos que os raios podem causar. Mesmo no inverno é preciso usar filtro solar no rosto. O fator de proteção não precisa ser muito alto. Se você usar um fator entre 15 e 20, já é suficiente.

# Algumas pesquisas indicam que alimentos com vitamina B aumentam a oleosidade da pele. Você a encontra em alimentos como brócolis, amêndoas e amendoins, cenoura, pêra, melão, damasco e derivados do leite.

# Finalmente, um conselho que vale para qualquer dia e época do ano: beba água! Ela vai te livrar daquela sensação de secura causada pelos ventos gelados.

Nenhum comentário: